DCC / UFMG - Futsal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Punição ao Bernardo

+3
Pi
trielli
danielrd
7 participantes

Ir para baixo

Punição ao Bernardo Empty Punição ao Bernardo

Mensagem  danielrd Qui maio 27, 2010 1:19 pm

Um dos motivos para a criação do Forum(pelo menos a gota d´agua) foi a discursão que estava acontecendo na lista de capitães de equipes sobre o ocorrido no Jogo Animouses X Barcelinux.

Agora a organzação divulgou a decisão sobre a punição de 6 partidas para o Bernardo do Animouses.

Segue a decisão da organização e a resposta do punido.
danielrd
danielrd

Mensagens : 7
Localização : Belo Horizonte/Sete Lagoas

Ir para o topo Ir para baixo

Punição ao Bernardo Empty Re: Punição ao Bernardo

Mensagem  danielrd Qui maio 27, 2010 1:20 pm

Bom dia,

Nós da organização gostaríamos de anunciar através deste e-mail a punição ao jogador Bernardo do aniMOUSEs.

Pelo fato de ter sido reincidente, e, em ambas as vezes ter discutido árduamente com o árbitro sendo que na 2a vez teve que ser impedido por jogadores do próprio time para não partir pra cima do juíz, ficou decidido que o jogador ficará suspenso por 9 partidas (1 semestre normal da laudelino sem contar os jogos das finais) valendo até a próxima edição do campeonato, vale ressaltar que ele já cumpriu 2(duas) rodadas de suspensão desde a atual expulsão, logo, restam 7 jogos que serão pagos da seguinte forma:


Última rodada desta edição contra o Garbage Collectors (+1);

Caso o time do aniMOUSEs avance para as finais:
Semi-final (+1);

Caso avancem novamente:

Final (+1);
4 primeiras rodadas da próxima edição do campeonato;
Caso não avancem:
5 primeiras rodadas da próxima edição;

Caso o time do aniMOUSEs não avance para as finais:
6 primeiras rodadas da próxima edição;

Desde já agradecemos a compreensão de todos e esperamos também não ter que tomar este tipo de atitude novamente.

Att,

Organização do Campeonato de Futsal do DCC.

--
Pedro Castanha
Graduando em Matemática Computacional
Tester de Software - Laboratório de Computação Científica UFMG
Organizador do Campeonato de Futsal do DCC
danielrd
danielrd

Mensagens : 7
Localização : Belo Horizonte/Sete Lagoas

Ir para o topo Ir para baixo

Punição ao Bernardo Empty Re: Punição ao Bernardo

Mensagem  danielrd Qui maio 27, 2010 1:21 pm

Aos organizadores,


Somente por conhecer um pouco o Pedro (pelos contatos que já tivemos no departamento) que resolvi escrever esta mensagem. E lamento muito mesmo ter que escrever isso aqui, já que o que fizeram (na minha opinião) foi oportunamente se aproveitar do ocorrido para promover um respeito às regras que imagino agora já ter sido perdido por tamanha parcialidade.



Chamaram-me de reincidente. Sabem mesmo porque fui expulso no primeiro jogo com aquele juiz? A partida já havia acabado e o que fiz foi bater boca com ele pela péssima atuação que tivera. Ele me expulsou (estava certo? Sim, afinal mesmo que ele seja ruim, não cabe a jogador algum ficar discutindo nada depois do jogo).



Quanto à segunda expulsão, vocês apuraram o que realmente aconteceu no dia? Voltei a discutir arduamente com o MESMO juiz sim, e tive de fato que ser contido pelos meus colegas. Mas fui efetivamente contido (ainda bem, pois claro que agressão alguma é valorizável). E vocês conhecem a razão da minha expulsão? Se quer o xinguei, e muito menos agredi algum jogador adversário. Ele me amarelou e expulsou pela minha ironia a uma marcação de falta que considerei errada (e o fiz olhando para um jogador do meu time). E ironizei sem se quer olhar para ele. Mas como já havia sido criada uma apatia entre a gente no jogo passado (enfatizo que era o mesmo juiz), ele aproveitou para me dar dois cartões seguidos e ironizar a minha expulsão (ele está certo em fazer isso? A reincidência fica sendo minha?). Isso sim me fez perder a cabeça.



Não estou me eximindo do erro (acredito que os próprios adversários podem comprovar as informações acima). Errei sim, não devia ter rendido tanta polêmica com aquele juiz, independentemente da insatisfação. Mas o futebol tem dessas coisas, e todos estamos sujeitos a passar por isso (quem joga ou o acompanha sabe disso). Participo deste campeonato desde 2004. Nunca fui expulso por ter sido violento, agredido adversários dentro ou fora da quadra, e muito menos ter passado por situação semelhante com outros juízes. Durante todo esse tempo, foram muitas outras situações em que outras pessoas foram punidas com cartão vermelho por falhas até muito maiores que a minha (confirmem com os jogadores que participam por mais tempo do que eu). E nunca tivemos julgamento minimamente semelhante por alguém ter perdido o controle em uma ou outra situação.



Qual o critério de vocês? Quem da organização presenciou? Os capitães das demais equipes votaram isso? (Sinceramente, não acredito) Se alguém for expulso por jogada violenta então será suspenso do campeonato definitivamente? Vocês puniram também os que já foram expulsos neste campeonato?



Lamento até ter que redigir isso (porque já estava completamente abismado com o que algumas pessoas quiseram fazer da situação, sem ter vontade alguma de se quer voltar a jogar), mas acaba sendo uma questão de dignidade, e até respeito com quem participa do campeonato e poderá imaginar algo que não existiu.



Bernardo
danielrd
danielrd

Mensagens : 7
Localização : Belo Horizonte/Sete Lagoas

Ir para o topo Ir para baixo

Punição ao Bernardo Empty incoerente

Mensagem  trielli Qui maio 27, 2010 2:49 pm

Pessoal, aqui vai minha opinião pessoal.

Eu realmente acho essa decisão a maior pisada na bola que essa organização já cometeu. E olha que eu já defendi eles várias vezes (vide histórico do news).
Apesar de não concordar com coisas acima de dois jogos, entenderia a opinião de suspendê-lo de mais jogos, no campeonato CORRENTE. Agora, suspender para o próximo campeonato? É tão louco que eu nem tenho palavras.

Engraçado que, conversando com ex-organizadores das antigas (samaan e francs), a opinião de que isso era absurdo é consenso. Eu fiquei sabendo de cada loucura durante essa discussão, inclusive jogador que vive batendo dentro de quadra querendo pagar de santo, pedindo punição para problemas com o juiz, de um jogador que sempre foi disciplinado. Juiz esse que dispensa comentarios. Estou tentando fazer uma planilha para juntar opinioes de outros capitaes, para ver se conseguimos fazer o bom senso imperar e mudar essa opiniao:
https://spreadsheets.google.com/ccc?key=0AkKr_hIzXKH7dFRSZVVqX1NzaHhoYlhwQTlWS1VHbEE&hl=en

Pergunto, a maioria da galera sabe o que realmente aconteceu? Leram esse ultimo email do bernardo?

Eu realmente fique muito decepcionado, e tento falar isso com o maximo de imparcialidade possivel, mesmo o bernardo sendo do meu time. Eu sinceramente tenho opinioes fortes sobre o que meu time deveria fazer, mas vou evitar polemizar. Fiquei em duvida se quero continuar participando do campeonato depois dessa.

E para aqueles que acharem que estou somente me criticando, me disponho agora a me juntar a organizacao e colaborar.

trielli

Mensagens : 5

Ir para o topo Ir para baixo

Punição ao Bernardo Empty Não concordo

Mensagem  Pi Qui maio 27, 2010 4:20 pm

Caros,

Primeiramente, acho muito errado um assunto desse 'nível' ser discutido em uma lista de capitães. Felizmente, essa confusão serviu para algo de bom. A criação de um forum para discutimos os assuntos do Campeonato do DCC, fora da lista de capitães (fechada).

Meu time (picaretas) não faz parte da 1a. divisão e não tem nenhum interesse no resultado da mesma. Fiquei sabendo um pouco do assunto de tabela, por amigos do DCC. E acabei escutando a opinião de alguns sobre o ocorrido também.

Acho que nenhuma agressão fisica é justificável ( e mesmo uma quase possível, como a que ocorreu). Por isso, o bmatos deve ser punido. Mas, pelo que vejo, ocorreu um 'um peso, duas medidas', no 'julgamento' do bmatos. Já vi faltas absurdas sendo cometidas no campeonato, jogadores que, nos últimos 5 anos de campeonato que participo, sempre foram de bater dentro de quadra para machucar mesmo (totalmente fora do espirito de confraternização de um campeonato do curso), e outros vários exemplos que nunca foram punidos com tal rigorosidade. E, isso vindo de jogadores com histórico de mal-intecionados, ao contrário do bmatos que nunca vi uma confusão nas peladas que já joguei com ele ou nos campeonatos do DCC que participei.

Eu entendo os dois lados da situação mas acho que existe uma tentativa de levar vantagem por parte de alguns nessa situação. Além disso, fico pensando na questão do juiz... O que mais me desanima no campeonatos do DCC são os juízes. Faz algumas rodadas (me esqueci agora), tivemos um juiz apitando nosso jogo que não queria sair da sombra... Havia sombra apenas na lateral - quase linha de fundo - direita de UMA metade da quadra e ele ficou o jogo todo apitando de lá. Ele 'apitava' escanteios, faltas (na esquerda) na outra metade da quadro e do outro lado dela (direita). Reclamamos várias vezes com o juíz que 'fingiu' que não era com ele... Fico pensando o que teria ocorrido (talvez uma confusão parecida com a do bmatos) se o juiz tivesse expulsado alguém do meu time, simplesmente por termos reclamado da atitude dele e da falta de ética profissional do mesmo. O bmatos está errado na atitude dele, a qual ele mesmo compreende como errada, mas os juízes do DCC também tem sua parcela de culpa... Assim como os demais jogadores carniceiros que temos em alguns times... e nunca tivemos tal punição ou tal envolvimento com esses assuntos.

Diferente do trielli, acho que expulsões maiores que dois jogos devem existir, afinal nunca se sabe o que pode rolar no campeonato. Mas devem ser casos excepcionais e bem apoiados/justificados. No entanto, já acho um nonsense completo, estender a punição para o próximo campeonato.

-- Pi (luisf)

Pi

Mensagens : 3

Ir para o topo Ir para baixo

Punição ao Bernardo Empty Re: Punição ao Bernardo

Mensagem  trielli Qui maio 27, 2010 4:29 pm

@pi, apenas para deixar claro, nao disse que achava que punicoes maiores que dois jogos nao devam existir. devem sim, para casos de soco em outro jogador, como já aconteceu antes. tem coisas que devem ser punidas mesmo. disse que, para esse caso, qq coisa acima de dois jogos alem da expulsao é meio loucura. agora, alem do campeonato (só nesse campeonato a suspensao já engloba 4 a 6 partidas) é ilógico. isso em um meio de pessoas formadas/em formação na UFMG, diga-se de passagem

trielli

Mensagens : 5

Ir para o topo Ir para baixo

Punição ao Bernardo Empty Re: Punição ao Bernardo

Mensagem  Pi Qui maio 27, 2010 4:49 pm

Eu entendi errado então... quando você falou "com coisas acima de 2 jogos", pensei que eram expulsões em geral. Mas também acho que acima de dois jogos, para o que ocorreu, já é exagero, ainda levando em conta o histórico do bmatos, o fato dos juizes do DCC serem um 'fdp' e outras punições que nunca tiveram tal tratamento.

Pi

Mensagens : 3

Ir para o topo Ir para baixo

Punição ao Bernardo Empty Concordo em partes

Mensagem  aioffi Qui maio 27, 2010 5:03 pm

Primeiro, gostaria de perguntar sobre a situação do Juiz. Quantos jogos de suspensão ele tomou?

Ele é péssimo, tem histórico de problemas com muitos times, já fui expulso pelo mesmo motivo que o bmattos, ironizei a total falta de capacidade dele. Os erros desse juiz são muito recorrentes, muito mais que os acertos, sempre age de forma absurda contra times que discordem da sua postura.

O bmattos merece sim punição, mas 9 jogos? Passando o limite do campeonato? Acho demais, principalmente considerando o monte de faltas violentas que já passaram, jogadores saindo no soco (eu vi) que nunca foram punidas assim. A impressão que vai ficar é, bater pode, menos no juiz.

AT+,
Wagner

aioffi

Mensagens : 1

Ir para o topo Ir para baixo

Punição ao Bernardo Empty Re: Punição ao Bernardo

Mensagem  marcsg Sex maio 28, 2010 9:58 am

Acho que a punição aplicada pegou todo mundo de surpresa. A discussão era de que o bemattos pegasse 3,4 jogos. Alguns capitães sugeriram pena não maior que 3 jogos. Uma pena dura, porém aceitável devido à gravidade do ocorrido (que não foi tão grave assim pelo relato daqueles que testemunharam), era a de suspensão até o fim do campeonato atual.

Na minha opinião, a organização não levou em consideração o relato dos que viram o que aconteceu e nem sequer levou em consideração a opinião dos capitães das equipes do campeonato. A organização deveria ter um mínimo de sensatez e rever a punição. É óbvio que o bemattos deve ser punido, mas esta punição deve ser justa. Ficou parecendo que o juiz (horrível por sinal) foi parar no hospital com a cara inchada depois de tanto apanhar, sendo que nem agressão houve.

marcsg

Mensagens : 1

Ir para o topo Ir para baixo

Punição ao Bernardo Empty Critérios de punição

Mensagem  Parreira Sex maio 28, 2010 2:13 pm

Caros,

Não me considero um veterano no camponato do DCC, apesar de jogar TODOS semestres deste 2006. Já joguei em vários times, e confirmo a péssima qualidade dos juízes que apitam no DCC.

Nunca tomei sequer um cartão amarelo, por outro lado já recebi falta duríssimas que inclusive me afastaram por algumas semanas. Em NENHUMA dessas faltas o jogador foi sequer expulso, quanto mais discutir punição ao mesmo.

Discussões sempre vão existir, agora cabe aos árbitros preservarem a integridade física dos atletas e não criarem rixas com jogadores.

A grande questão é: quando a punição será aplicada? Discussões com juízes são passíveis de punições além da expulsão? Existiu algum tipo de agressão física? Se não, considero que esse caso está tendo um alarde muito grande.

Reitero a importância de aplicar punições a jogadores agressivos... (são sempre os mesmos).

Peço à comissão que leve em conta essas opiniões, que de uma forma ou de outra, foram quase todas citadas por pessoas já maduras e formadas no DCC e participantes do campeonato já a um longo tempo. E sugiro que fique bem explícito essas questões nas regras do campeonato para evitar futuros problemas.


-- Pedro Parreira

Parreira

Mensagens : 1

Ir para o topo Ir para baixo

Punição ao Bernardo Empty Punição do Bematos

Mensagem  Francs Sex maio 28, 2010 7:33 pm

Bom Galera,

Vou ser bem direto: não concordo com a punição imposta pela organização.
Vamos aos fatos:
Eu já havia postado na lista de Capitães que minha opinião no caso era dois jogos; um pelo cartão vermelho e outro pelo xilique exagerado que o atleta aprontou. Considerando que ele já tomou um outro vermelho neste campeonato, então pode-se aumentar mais um jogo, totalizando 3 jogos pelas minhas contas; Agora vem a dúvida: os outros 6 jogos de suspensão foram baseados em que? é um número mágico? randômico?

Pelo que eu entendi da mensagem da organização, é que a pena foi baseada nos seguintes fatos: um cartão vermelho, agressão (tentada) e reincidencia. Vamos distrinchar isto:
* cartão vermelho: 1 jogo.
* agressão: NÃO HOUVE ( nem tentado e muito menos consumado. explicarei isto no final)
* reincidencia: ??? de que? cartão vermelho? agressão? protesto exagerado?

Em resumo, eu não concordo com a punição pq os fatos considerados para a mesma, são controversos ou errôneos e o numero final, 9 jogos, está parecendo mais um resultado de achismo do que uma coisa plenamente fundamentada. Temos que lembrar que estamos tratando de um membro da nossa comunidade, e este valor imposto representa na pratica expulsa-lo por quase duas temporadas; para uma punição desta proporção o julgamento deveria ser preciso e transparente. Não me parece que foi preciso e definitivamente não foi transparente.

[ ]'s
Francs

p.s. Agumas noções de direito:
Crime na forma consumado: o autor executou a ação criminosa e obteve êxito.
Crime na forma tentado: o autor executou a ação criminosa mas não obteve êxito.
O fato que estamos tratando: Agressão, ou melhor dizendo em termos de direito, Lesão corporal.

Art.129 do CPB "Ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem."

O Bematos não fez isto... não chegou nem a tentar: ele foi contido. Será que se não houvesse a intervenção, ele bateria mesmo no juiz? quem garante isto? este é o x da questão, o Direito não pune por hipotese, mas sim por fatos, e neste caso o fato não ocorreu. vejamos o que trata o art 17 do CPB, Crime impossivel:

Art 17. "Não se pune a tentativa quando, por ineficácia absoluta do meio ou por absoluta impropriedade do objeto, é impossível consumar-se o crime."

Então, como havia muitas pessoas para segura-lo, o fato nunca teve a chance de ser realizado. Neste caso a Lesão corporal art.129, ficou destipificada, passando a ser Ameaça, art 147, cuja pena é metade da pena prevista para o Art 129:

Art. 147 "Ameaçar alguém, por palavra, escrito ou gesto, ou qualquer outro meio simbólico, de causar-lhe mal injusto e grave."

Francs

Mensagens : 4

Ir para o topo Ir para baixo

Punição ao Bernardo Empty Re: Punição ao Bernardo

Mensagem  trielli Ter Jul 06, 2010 10:46 am

Fiz uma planilha a pedido do pedro castanha da organizaçao, para confirmar que essa punição descabida nao deve ser estendido ao próximo semestre, passando permissão de edição ao capitães das equipes. A quem interessar, segue o link:

https://spreadsheets.google.com/ccc?key=0AkKr_hIzXKH7dGZtQUVsZ2JOTTFoeFFkaUw3cXlobmc&hl=en&authkey=CKyJx68H

trielli

Mensagens : 5

Ir para o topo Ir para baixo

Punição ao Bernardo Empty Re: Punição ao Bernardo

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos